Guia: IPOs EVE e Mercado de Ações

oraculum

Tagged: , ,


Índice

1 – Introdução.
2 – Formas de investimento.
3 – IPOs.
4 – Como comprar uma IPO.
5 – Como montar uma IPO da minha Corporação.
6 – Conclusão.
7 – Links Uteis.


1 – INTRODUÇÃO

Bem estive pensando em fazer um estudo mais detalhado sobre o mercado de ações no EVE, mas pela minha falta de tempo estou aqui colocando algo mais simples, porém essas informações serão o suficiente para que vocês possam compreender como funcionar basicamente o mercado.

O mercado do EVE, permite aos Trades uma infinidade de maneiras para se conseguir enriquecimento, que variam desde vendas de produtos NPC até Investimentos nas Bolsas de Valores (do EVE claro!), nosso estudo se desenvolverá apenas no mercado de ativos do EVE e em especial nas IPOs.

2 – FORMAS DE INVESTIMENTO

No EVE temos basicamente 3 formas de investir nosso dinheiro diretamente no mercado financeiro:

A. Investir em Bancos

Temos dois grandes bancos no EVE, que são o EBank e o Dynasty Bank (DBank), nesses bancos podemos pedir ISKs emprestados para fazermos algum investimento em nossa Corp ou você pode lá depositar seus ISKs de sobra para ganhar os juros no que chamamos de ROI (Retornos sobre Investimentos).

Eles são as formas mais seguras de se investir no EVE, os bancos movimentam trilhões de isks por mês e possuem muitos funcionários portanto a chance de alguém aplicar algum golpe é infinitamente menor, por causa dessa garantia de retorno sua taxa de juros é bem menor que as demais opções, variando na casa de 1,5% ao mês. Os bancos como o EBank você pode criar uma conta corrente e enviar isks para lá a qualquer momento.

EBANK
Dynasty Bank (DBank) - Esse geralmente paga mais porém não tem tanto renome quanto o Ebank

B. Bolsa de Valores

No EVE existem duas bolsas de valores, sendo:

Véspera Galactic Stock Exchange (EGSEx)
Real-Time Eve Stock Exchange (RESX)

Essas bolsas negociam apenas as compras e vendas das ações.

Particularmente eu não investiria nas Bolsa de Valores do EVE, pois estão em baixa no momento, parece-me que foi um negócio que não emplacou no EVE, muitas empresas ali já retiraram suas participações no mercado, então tome cuidado na hora de comprar algum ativo.
A esperança é que o EBANK tente ressuscitar essa área com um lançamento de uma nova BV que ficará interagida diretamente com a nossa conta no EBank.

C. IPOS

Nossa ultima opção de investimento são os IPOs, sobre ele falaremos a seguir.

3 – IPOs

IPOs são títulos públicos lançados por corporações do EVE, basicamente suas informações tanto de venda quanto de rendimentos mensais são lançados no MD no fórum do EVE.

Você adquiri ações de uma corporação e recebe dividendos de todo lucro dela, esses dividendos geralmente são pagos por mês, essas empresas marcam uma data para recomprar suas ações com um juro e reserva-se o direito de recompra-la antes caso o negocio não dê certo. Esse tipo de investimento é o mais arriscado no EVE, entretanto tem-se com eles os melhores rendimentos que podem variar entre 3% a até 15%, ainda assim existem IPOs que podem retornar percentuais ainda maiores.

Uma Corporação lança IPO buscando recursos para fazer novos investimentos ou como um meio de alcançar recursos para realizar alguma grande operação comercial, as IPOs possuem algumas características:

– Retorno dos dividendos adquiridos pela Corporação em questão.
– Um tempo máximo para recomprar as ações pela Corporação.
– Uma garantia de retorno mínimo nos dividendos, para evitar que se a corporação obtenha prejuízos no negocio e os acionistas tenham que arcar também com os prejuízos.
– A Corporação tem o direito de recomprar suas ações a qualquer momento, num valor que foi pré estabelecido no lançamento do IPO.
– A Corporação tem a obrigação de mostrar um relatório a seus acionistas demostrando os lucros obtidos e os dividendos pagos.

O risco das IPO é muito alto pois você vai depender unicamente de confiar no jogador que está lançando o IPO e na esperança de que ele cumprirá com suas obrigações, entretanto existem algumas técnicas que minimizam esses riscos:

– Sempre procure investir em IPOs que forem auditadas. A auditoria deve ser feita por um agente externo e de confiança da comunidade, atualmente os principais auditores são: Shar Tegral, Kazzac Elentria, Kazuo Ishiguro e eu também tenho achado interessante as auditorias de Brock Nelson, apesar desse ultimo ainda ser muito inexperiente. A auditoria consiste em uma investigação minuciosa da API completa do CEO e de seus ALTs, com isso o auditor consegue ver se ele realmente pode fazer o que promete na IPO e se ele tem uma história ativa no game. As chance de uma IPO auditada ser uma fraude caí drasticamente.
Geralmente quem evita ser auditado é porque teme a algo, então sempre que você verificar isso retire sua intenção de investimento nesses tipos de Corporações.
Existem negócios que mesmo com auditorias fica-se difícil de se conseguir um índice bom de garantia de sucesso, vou demostrar isso mais a seguir com uma experiência nada feliz que eu sofri… kkkk….

– Procure no EVE Search informações sobre o CEO e veja se ele tem uma vida ativa no fórum do Market ou de outros fórum isso ajuda a saber se ele é o que realmente diz ser.

– Verifique informações sobre a corp dele sua aparente estrutura.

– Veja como ele montou sua IPO, geralmente scammers montam IPOs de qualquer maneira e não seguem o padrão estabelecido pelo Market Forum.

De toda forma, mesmo seguindo esses passos o risco continua alto, portanto tome cuidado com IPOs podem levá-lo a fortunas facilmente ou podem levá-lo a falência, costumo dizer que investir em IPOs é mais arriscado do que ir de Hauler até um sistema 0.0

4 – Como comprar uma IPO

IPOs são basicamente como um Empréstimo que você faz a uma Corporação e ela lhe paga taxas de juros mensais sobre o valor emprestado, vou mostrar uma IPO recente na qual eu fiz negócio, antes eu usava um outro alt meu, mas como tive que desativar ele eu tenho feito os negócios diretamente com o meu char principal o Amon Rhar, apesar de particularmente que a melhor opção para se comunicar no fórum do market é usando um alt, assim você mantem a identidade de seu alt principal livre de qualquer problemas.

Bem vou analisar a IPO lançada pela “Interstellar Production League Bonds”, primeiro vamos entender o que vem numa IPO, ela geralmente é montada da seguinte forma:

– Business plan – Ele faz uma descrição de como deve fazer o seu investimento.
– Background – Mostra um pouco da história da Corp ou/e do CEO
– Corporate Governance – Fala sobre quem está no comando da Corporação e como funciona sua estrutura de governo
– Corporation assets – Bens que a corporação possui em naves, POS, e minerais estocados. Isso vai demostrar se ela terá a capacidade de arcar sua IPO caso um prejuízo monstruoso ocorra.
– Liabilities – Isks investidos em outras corporações, players ou em Bancos.
– Full Disclosure of Risks – Os riscos que o negocio pode sofrer.
– Exit Strategy – Estrategia de saída caso ocorro algum colapso geral no mercado.
– Offering details – Alguns detalhes a mais sobre a operação.
– Auction details – No caso desta IPO em especifico ela é feita como Leilão Holandês, porém as IPOs que fazem as vendas nesse esquema é muito pequena. Portanto a grande maioria não apresenta esse item na apresentação da IPO.

FAZENDO A OFERTA DA AÇÃO

Precisamos primeiramente postar no tópico da IPO o nosso lance de compra da IPO, ou seja a quantidade que queremos reservar para comprar, no meu caso nessa IPO eu lancei o lance de compra para 150 ações, o post pode ser feito da seguinte forma:

quantidade_de_ações @ percentual_de_ganho
150 @ 9%

*No caso como esse é um leilão holandês você deve declarar o percentual de ganho da ação que você quer e os menores percentuais ganham, mas geralmente esse percentual é pré-estabelecido pelo CEO quando apresenta a IPO.

DECLARANDO O ENVIO DOS ISKS

Depois de fazer o lance o CEO vai aguardar até que todas as ações tenham sido vendidas então ele irá solicitar o envio dos isks, você então deve enviar a ele os isks no valor das ações que você quis comprar, depois basta apenas declarar no fórum que você envio os isks, segue-se um modelo de como fazer isso:

“150m sent”

Feito o envio dos isks o CEO irá transferir para sua wallet no eve a quantidade de ações que você comprou, daí é só você aguardar que ele irá lançar o relatório com os lucros.

RELATÓRIO MENSAL DOS LUCROS DA CORP.

Veja aqui um exemplo de relatório que o CEO coloca no próprio MD (fórum) mostrando os resultados do mês.

5 – COMO MONTAR UMA IPO DA MINHA CORP

Existe um documento dentro do próprio fórum do eve que mostrar em detalhes um template de IPO, veja como você deve montar a estrutura de sua IPO pública.

Apenas umas dicas:
– Não lance uma IPO no fórum sem ter a certeza de que conseguirá cumprir com o prometido.
– Sempre procure alguém de confiança da comunidade e que seja um terceiro para garantir que em caso de desastre total ele irá pagar os prejuízos, como se fosse um Avalista, isso valoriza sua IPO frente aos investidores.
– Não escreva em português no fórum.
– Procure observar antes como é o mercado e quem são as peças chaves nele antes de inserir sua IPO.
– Se você for lançar uma IPO e sua corp for fazer negócios em territórios de piratas ou em 0.0 procure evitar ao máximo colocar o nome dela em jogo ou de seu char principal, se possível monte uma Copr Alt e lance a IPO dela e também post com seu Char Alt, assim evitará a cobiça dos piratas que saberão que estará passando por lá com grandes valores.
– Evite ficar nas mãos de piratas, isso prejudica a credibilidade de sua Corp junto aos investidores pois sabendo que você tendo que pagar “pedágios” para passar em seus territórios eles podem muito bem elevarem o preço desse serviço de proteção sabendo que você está a se comprometer com uma IPO pública.
– Procure um software de controle para sua Corp, existem muitos desse tipo que lhe ajudaram a calcular o seu lucro e alguns você consegue até gerar um relatório de apresentação para seus investidores, nessa linha temos os softwares que são pagos (muitos destes com isks) e os que são grátis, entre os gratis o que melhor me atendeu até o momento foi o Trade EMMA, apesar de ser novo ele é muito bom e bastante completo.

6 – CONCLUSÃO

Vocês virão que IPOs são a forma mais fácil de se ganhar isks no jogo, mas é preciso saber o momento em que você deve investir em IPOs, geralmente devemos procurar esses tipos de investimentos quando não temos muito tempo para ficar jogando e não podemos deixar nossos isks estagnados, parados. Isk parado é prejuízo certo, o mercado do EVE evolui muito rápido e você precisa fazer sua fortuna evoluir junto, para isso investimos nos IPOs é uma forma de girarmos nosso dinheiro, no entanto pelo risco não aconselho jogadores muito novos a investir em IPOs pois para isso é preciso ter grana de sobra e no primeiro prejuízo que você tiver pode ser uma catástrofe para quem tem poucos isks em carteira.

Um exemplo recente de alguns Isks meus que foram para o cano foi um projeto de um casino on-line via in-game, o post do fórum está aqui.
O banqueiro prometeu um casino on-line onde o dinheiro lá seria os nosso isks tudo estava indo as mil maravilhas até que um jogador descobriu uma falha no sistema de apostas e conseguiu sugar uma boa grana do casino, o banqueiro tentou remediar dizendo que estava em teste, mas a questão foi que os investidores perderam a confiança no casino e os apostadores desapareceram, resumindo, prejuízo para todos nós que investimos pesado no casino, bem eu nem tanto pois estava meio desconfiado desde o principio mas resolvi apostar para ver.

Eu não gosto de investir muito isks em Corps que lançam seus ipos pela primeira vez no mercado e aconselho vocês a fazerem o mesmo, deixe os bilhões para quem já é carimbado, quem você sabe que já lançou outras IPOs no mercado e tem a certeza de que não é nenhum scrammer.

7 – LINKS Uteis

Fórum do EVE Market
Guia de criação de IPO
Softwares:

Market Master
Trade EMMA

IPOs de sucesso:

FIN/EFS
Sovereign Enterprises IPO
Derelik Trading Corporation IPO
Zero. IPO
BSAC Prospectus
TINY IPO + Prospectus
TINY Pre-Launch Discussion
Gains Trading IPO
River’s Enterprises IPO

IPOs que fracassaram:

Geostationary Orbiteers IPO

Sovereign Enterprises Expansion Discussion
Esophorics Anonymous
Wildlands Capital Ships and Logistics
Sang Manlee IPO

Share Button

One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Guia: IPOs EVE e Mercado de Ações « Antigo! Oraculum Blog

Leave a Reply