Guerras

guerras

Já tem um tempo que estou a cultivar essa idéia e venho tentando amadurecê-la, eu inclusive já cheguei a fazer um post no antigo blog Oraculum que foi suspenso pelo pessoal da WordPress, porém naquela época o post era só um esboço do que eu tinha em mente. Vou tentar novamente aqui transcrever minhas idéias sobre as guerras.

É comum as pessoas se sentirem reprimidas quando ouvem falar de guerra, pois logo vem a mente massacres e catástrofes inigualáveis, bem a verdade é que a guerra tem o seu lado bom, como tudo nesta vida depende da forma que analisamos os acontecimentos.

Você deve estar se perguntando que proveito a humanidade de modo geral pode tirar das guerras?

Essa resposta pode ser mais extensa do que parece, a verdade é que nós como humanidade sem as guerras nunca teríamos chegado ao nível de avanço tecnológico em que estamos. Essa é a principal vantagem, ou melhor dizendo benefício que as guerras podem proporcionar. Quer um exemplo? Muitas coisas que usamos hoje tiveram propósitos militares, e depois somente depois com os fins dos combates foram adaptados para a vida cotidiana dos cidadãos.

Um exemplo fantástico de um grande avanço proporcionado pela guerra foi a criação da Internet que teve inicialmente sua criação baseada em fins militares de defender o fluxo das informações mesmo sob conflitos, agora imagine nosso mundo sem a internet, imagine se nunca tivesse existido um conflito que forçasse a criação da internet. Bem talvez ela até fosse criada sem a ameaça eminente de uma guerra mas tenho certeza que essa criação ainda não teria acontecido.

Outro exemplo é a aviação, que foi muito aprimorada para conflitos militares, temos os automóveis que teve também grandes melhorias para se adaptar ao meio militar. Além de televisores, computadores, celulares, etc… Grande quantidade de tudo que usufruímos hoje teve suas origens em propósitos militares, ou foram aprimorados para tal.

Os benefícios não se resumem aos meios tecnológicos, muitas doenças foram curadas baseadas em experimentos militares, é sabido que o horror nazista na 2ª guerra usavam-se os judeus como experimentos para curar muitas doenças, algumas dentre essas estão Glaucoma, Hipotermia, estudos sobre anatomia, problemas mentais, relações entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão, efeitos da água salgada no corpo, transfusão de órgãos, esterilizações, entre outras doenças que tiveram suas curas alcançadas graças as guerras e pesquisas que foram avançadas através da guerra.

Ainda temos os controles populacionais propiciados pelos combates, imaginem se nunca tivéssemos guerreado em toda a história da humanidade, se tivéssemos vivido em paz uns com os outros, é certo que a população não caberia mais no planeta terra, a guerra é o melhor controle populacional que existe sem ele os humanos já teria consumido todos os recursos naturais do planeta terra dado o tamanho da população. 

Bem finalizando após mostrar através de fatos históricos os benefícios da guerra, com isso logo vêm a nossa mente a seguinte pergunta: Por que será que só na guerra isso pode acontecer? Não teria outra maneira de conseguirmos esse avanço tecnológico atual? 

Não, o fato de a guerra ser tão importante é que ela coloca a vida humana em cheque e nós infelizmente só conseguimos evoluir quando nos encontramos em perigo ou ameaçados.

Aqui nós podemos facilmente acolher um pouco da filosofia Nietzchiana de que o sofrimento é bom.

Sim Nietzsche tinha razão, a vida sem o sofrimento não tem valor é ele que nos torna melhores. Bem isso talvez seja assunto para um outro post mais gostaria de finalizar dizendo que a humanidade só evolui nas guerras.

Share Button

38 Comments

  1. Sandro MacMartin

    Olha meu caro, tente estudar história realmente e irá perceber que voce esta equivocado, o que desenvolveu o mundo foram as três revoluções industriais.
    A primeira guerra e a segunda foram consequencias dos nacionalismos e ideias de superioridade racial(nazismo e facismo)da ma distribuição das colonias africanas e asiaticas e revanchismo frances.
    A segunda revolução industrial trouxe avanços expressivos ja a 1 guerra trouxe a gripe espanhola(devido a falta de alimentos, debilidade dos povos exaustos e ausencia de higiene do pos guerra),aleijados(1ºguerra -20milhoes) (2ºguerra 32 milhoes)
    Se sua ideia de evolução e uma cidade sem agua ou luz , ou saude, 54milhoes de invalidos vc esta certo.
    Outra coisa a internet nao foi criada na guerra e sim o codigo por cartões como era feito antigamente nas loterias,(so que isso ja existia os nazistas apenas utilizaram em larga escala) procure estudar mais, para nao ter ideias tolas como essa. Abraço.

    Reply

  2. Sandro MacMartin

    Originally Posted By Sandro MacMartinOlha meu caro, tente estudar história realmente e irá perceber que voce esta equivocado, o que desenvolveu o mundo foram as três revoluções industriais.
    A primeira guerra e a segunda foram consequencias dos nacionalismos e ideias de superioridade racial(nazismo e facismo)da ma distribuição das colonias africanas e asiaticas e revanchismo frances.
    A segunda revolução industrial trouxe avanços expressivos ja a 1 guerra trouxe a gripe espanhola(devido a falta de alimentos, debilidade dos povos exaustos e ausencia de higiene do pos guerra),aleijados(1ºguerra -20milhoes) (2ºguerra 32 milhoes)
    Se sua ideia de evolução e uma cidade sem agua ou luz , ou saude, 54milhoes de invalidos vc esta certo.
    Outra coisa a internet nao foi criada na guerra e sim o codigo por cartões como era feito antigamente nas loterias,(so que isso ja existia os nazistas apenas utilizaram em larga escala) procure estudar mais, para nao ter ideias tolas como essa. Abraço.

    Há sim a internet que vc se refere é a Arpanet?nao era internet era apenas varios centros de compuadores em varios lugares para discentralizar os dados da defesa norte americana no caso de um ataque, mas sem link entre eles. Já a internet essa sim foi criada por um britanico (e a mesma ideia dos a mericanos sobre quem inventou o avião)mas os americanos sempre tentam roubar o merito das coisas.

    Reply

  3. oraculum

    @Sandro MacMartin – Sandro não discordo de você, pois está claro que a humanidade lucrou também com as revoluçãoes industriais, porém o que tento mostrar no texto não é que toda a evolução da humanidade vem das guerras, mas que as guerras tem também seu papel importante, que seja benefico para o homem e não apenas um mal como você mesmo tenta expor demostrando apenas o lado dos paralitos e multilados da guerra.

    Sobre a internet discordo pois o britanico tomou o projeto dos americanos como base que foi desenvolvido para o meio militar, nao querendo desmerecer o trabalho de Berners-Lee mas ele apenas aprimorou uma ideia que já existia.

    Reply

  4. Bodyboarder

    “a guerra é da natureza humana”… sempre haverá guerras

    Reply

  5. Esfinge

    Legal.

    De hoje em diante sempre que eu vir cenas de soldados assassinando e torturando civis vou me alegrar, sabendo que isto é para o benefício de nós todos incluindo os milhões e milhões de pessoas no mundo todo que vivem nas mais extremas condições de miséria, sem o mínimo alimento básico, nem saúde e nem direito à vida.

    Legal.

    Reply

    • oraculum

      @Esfinge, Camarada se as pessoas estão com fome no mundo é culpa em boa parte do sistema capitalista não tem nada a ver com as guerras, é preciso saber separar as raízes dos problemas.

      Reply

  6. Fernando

    Lamentável.

    Reply

  7. Rubens

    Estou torcendo por uma terceira guerra mundial!
    O fato de que esse conflito muito provavelmente extinguiria a espécie humana é um mero detalhe, afinal os avanços tecnológicos seriam incríveis!
    E quem se importa com civis sendo mortos quando invenções são antecipadas em, no máximo, alguns poucos anos?

    Reply

  8. Balero

    Se para termos progresso científico precisamos manchar a nossa História com guerras mundiais e Cruzadas por exemplo, prefiriria estar escrevendo esse texto com uma pena e um papiro….até concordo que em alguns momentos da história a LUTA e não a guerra foram esseciais para o processo de civilização (não vou usar a palavra progresso, visto que este não pode ser medido apenas pela evolução tecnologica)como as revoluções e as lutas pela independêcia e soberania de alguns povos e nações, mas de uma forma geral as guerras, bem como a própria ciencia estão a serviço do capital, e sendo assim, muito desse “progresso” cientifico como cura para doenças ou a internet, não tem a menor importância para um terço da população mundial que por causa dessa filosofia que transforma a humanidade num grande formigueiro onde a vida individual não tem o menor valor, morre de fome totalmente marginalizada dessas “maravilhas” tecnológicas que o nosso colega cita.

    Reply

  9. Cleber

    Engraçado voces se incomodarem pela violencia da guerra, se todo o mal do mundo fosse a guerra estariamos nas nuvems. O problema é que a grande maioria do população passa 80% do seu tempo trabalhando e estudando para poder trabalhar mais e estudar mais ainda, e nem se da conta que faz tudo isso simplesmente para enriquecer um Banqueiro, Empresario, Politico, Judeu, Maçonico, etc… que vem nos colonizando com o nosso consentimento em troca de algumas migalhas que eles chamam de salario, para ai asim podermos ir em alguma grande loja ou hipermercado de seus parceiros ( Bahia, Extra, etc…) e lhes devolver este grande salario em troca de Ilusões Publicitarias, e o pior, quando o salario não da financiamos em 18x e nos escravizamos pelos proximos 18 meses felizes da vida.
    Então o que voces acham pior: a guerra ou a escravidão?

    Reply

  10. Juliano

    Autor, você se colocaria a disposição pra morrer em nome do controle populacional?

    Reply

  11. eber

    Vc fez algum curso com o bush (o senhor da guerra)?
    realmente considero q talvez nao tivessemos toda essa tecnologia atualmente (que alias esta acabando com o planeta),
    mas sermos atrasados nao quer dizer que nao tenhamos qualidade de vida
    é uma piada achar que a guerra faz o controle populacional, se hoje varios paises no mundo estao diminuindo sua populaçao, sem guerra

    Reply

  12. Thamiris Alves

    Cara, o teu post tem tanto de absurdo quanto de fútil.

    As pessoas sobrevalorizam a tecnologia. Eu própria passo grande parte do meu tempo em frente ao computador, não me separo do meu celular. Mas tenho a perfeita noção de que sem eles a minha vida aconteceria da mesma forma. É ridículo pensar que esses avanços, valem milhões de vidas. Pensar assim é desvalorizar a vida humana, e isso por si só já é das maiores formas de violência.

    Reply

  13. Valter A Rodrigues

    Oraculum, seu argumento pró-guerra, que procura sustentar-se em Nietzsche, deriva de uma má compreensão desse filósofo e sua afirmação da vontade de potência (tudo bem, não se sinta desconfortável, Hitler também o leu muito mal). Existe, sim, uma via afirmativa da ação guerreira, mas esta nada tem a ver com a guerra como força e ação do Estado, que está metido integralmente na lama em sua disputa por poder e hegemonia. Leia, para pensar melhor o que diz, A escultura de si, de Michel Onfray; Mil platôs, de Deleuze e Guattari. Ali você encontra o que é a máquina de guerra com potência de transformação.

    Reply

  14. matheus

    e daí se nós formos extintos? daqui a uns milhoes de anos alguma raça vai nascer nesse planeta e a vida vai continuar pq graças a deus o ser humano ainda ñ desenvolveu uma arma capaz de extinguir permanentemente a vida de um lugar especifico e espero q ainda ñ desenvolva!!!

    Reply

  15. Sil

    A Guerra é algo bom!?

    AH sim, desde que não seja em nossa pátria, não destrua nossa nação, nossa família… não é essa a ideologia?
    Controle populacional através da guerra, essa foi a melhor.
    Tente se colocar na dor do outro, nem que seja por um instante. Estamos aqui para evoluir, mas como seres HUMANOS que somos.

    Reply

  16. judy

    QUANDO TIVER UMA GUERRA E VOCÊ VER SUA MÃE OU SUA FILHA COM UM FUZIL NA CABEÇA PRESTES A SER ESTOURADOS OS SEUS MIOLOS, QUERO VER SE VOCÊ AINDA TERÁ A MESMA OPINIÃO. BOA SORTE NAS SUAS CRENÇAS.

    Reply

  17. judy

    SÓ PRA CONCLUIR: AÍ VOCÊ PENSA NESSA SUA CRENÇA DA SEGUIBTE FORMA: AHH AINDA BEM QUE VÃO ESTOURAR OS MIOLOS DA MINHA MÃE E DA MINHA FILHA, ISSO VAI AJUDAR A GENTE A EVOLUIR.

    Reply

  18. DIOberto

    A Canção Do Senhor Da Guerra (Legião Urbana)

    Existe alguém esperando por você
    Que vai comprar a sua juventude
    E convencê-lo a vencer…

    Mais uma guerra sem razão
    Já são tantas as crianças com armas na mão
    Mas explicam novamente que a guerra gera empregos
    Aumenta a produção…

    Uma guerra sempre avança a tecnologia
    Mesmo sendo guerra santa, quente, morna ou fria
    Prá que exportar comida?
    Se as armas dão mais lucros na exportação…

    Existe alguém que está contando com você
    Prá lutar em seu lugar já que nessa guerra
    Não é ele quem vai morrer…

    E quando longe de casa, ferido e com frio, o inimigo você espera
    Ele estará com outros velhos, inventando novos jogos de guerra…

    Que belíssimas cenas de destruição
    Não teremos mais problemas com a superpopulação…

    Veja que uniforme lindo fizemos prá você
    E lembre-se sempre Que Deus está do lado de quem vai vencer…

    O senhor da guerra
    Não gosta de crianças…

    Reply

  19. DIOberto

    A Canção Do Senhor Da Guerra (Legião Urbana)

    Existe alguém esperando por você
    Que vai comprar a sua juventude
    E convencê-lo a vencer…

    Mais uma guerra sem razão
    Já são tantas as crianças com armas na mão
    Mas explicam novamente que a guerra gera empregos
    Aumenta a produção…

    Uma guerra sempre avança a tecnologia
    Mesmo sendo guerra santa, quente, morna ou fria
    Prá que exportar comida?
    Se as armas dão mais lucros na exportação…

    Existe alguém que está contando com você
    Prá lutar em seu lugar já que nessa guerra
    Não é ele quem vai morrer…

    E quando longe de casa, ferido e com frio, o inimigo você espera
    Ele estará com outros velhos, inventando novos jogos de guerra…

    Que belíssimas cenas de destruição
    Não teremos mais problemas com a superpopulação…

    Veja que uniforme lindo fizemos prá você
    E lembre-se sempre Que Deus está do lado de quem vai vencer…

    O senhor da guerra
    Não gosta de crianças…

    Reply

  20. Tiago

    Parei no “nunca teria chego”.

    Reply

  21. Leandro

    Olha amigo, as evoluções tecnológicas até são veementes mas quanto ao controle populacional o que você disse é estupidez atualmente. Para se controlar o crescimento populacional seria necessário um conflito onde todas as nações subdesenvolvidas fossem envolvidas, todas. Então não dá pra falar em controle populacional através da guerra e que a humanidade esgotaria todos os recursos naturais através dela mesmo porque um campo de batalha poderia ser usado para uma plantação e sem falar nos milhões de litros de petroleo que são queimados no oriente médio por pura ideologia religiosa.

    Reply

  22. Crisão

    Eu entendo os comentários e respeito a opinião de cada um que postou comentário, porém tudo que existe neste mundo gera algo negativo e positivo. É claro que guerras são horriveis e desumanas mas sim, ela traz benefícios úteis a humanidade sim, vcs não estariam teclando ou falando ao celular, ou mesmo curados facilmente com muitos antibióticos desenvolvidos atravéz de guerras. É claro que talvez nós preferíssemos não ter os avanços alcançados pelas guerras e fossemos uma espécie pacífica, mas como não podemos interferir na mente de todos os humanos que pela sua arrogância e ganância não respeitam nem o direito de opinião de seus iguais, temos as disputas que desde a antiguidade é a maneira que o humano tira suas diferenças tentando provar sua superioridade gerando as guerras, o que nos resta é aproveitar pelo menos os benefícios gerados por elas.

    Reply

  23. ocelli

    Assunto bem reflexivo,
    Acredito que desenvolveriamos diversas soluções sem nos tornarmos beligerantes ( evolução das espécies ),certamente como diria Darwin…
    “Aprenderíamos com nossas necessidades!”

    Reply

    • oraculum

      @ocelli, só levaríamos zilhões de anos rsrsrs

      daí tu coloca numa estatística o número de pessoas que morreriam por causa dessa falta de tecnologia e o número de pessoas que já morreram em confrontos bélicos veja quem pesa mais na balança.

      Reply

  24. Rômulo

    Muito legal a proposta do blog.
    Não querendo parecer chato, é ruim ler um texto com tantas negligências gramaticais…
    A verdade é uma só: infelizmente guerras foram provocadas sob falsos pretextos para um único fim, que é o enriquecimento a níveis absurdos de uma minoria que não aparece.O motivo alegado em alguns casos é pura desinformação!
    O avanço tecnológico é um efeito colateral das guerras que não se paga, se pensarmos no número de vidas humanas ceifadas ou invalidadas.

    Reply

    • oraculum

      @Rômulo, Eh Rômulo português nunca foi meu forte minhas áreas de excelência são outras eu me resumo nesse ponto a fazer apenas o básico, enfim você tem toda liberdade de aponta onde devemos corrigir seria um prazer :)

      Quanto ao tema você só esqueceu de considerar o número de vidas que são salvas hoje graças e esse nosso avanço tecnológico que você diz não se pagar com o número de mortos em conflitos.

      Reply

  25. Frank Botega

    Ótimos textos geram ótimos debates. Parabéns!

    Reply

  26. Gustavo

    Respeito seu direito a ter uma opinião tão absurdamente contrária à minha. Mas muitos mataram por não serem tão flexíveis.

    Acho que você precisa de mais experiências. Tente ter mais dúvidas…

    Reply

  27. Luana

    Você é ridículo.

    Reply

  28. Shihphu

    Tudo (tudo mesmo) na vida tem um lado bom e um lado ruim, mesmo que não se perceba, mas tem. Então quando se realiza uma escolha, deve-se escolher a opção com seus prós e contras mais convenientes.

    Mas, pessoalmente , as vantagens e desvantagens de uma guerra não me são nem de longe atrativos (apesar de haver umas raríssimas exceções).

    “A humanidade só evolui nas guerras.”. Como explicaria o fato de o Japão ser nação com o maior avanço tecnológico (e em outros quesitos) apesar de estar a mais de meio século em paz. Que benefícios o Paraguai obteve em sua última guerra ?

    A verdade: Nas guerras o vencedor evolui.

    Reply

    • oraculum

      @Shihphu, Quando me referi a guerra não quis dizer pequenos conflitos, mas sim guerras mundiais ou grandes conflitos de proporções internacionais como foi a guerra fria. No caso o Paraguai e depois mais recente a Argentina/Inglaterra foram pequenos conflitos.

      Reply

    • oraculum

      O Japão ganhou muito mais com a guerra que qualquer outro país até hoje, acho que apenas os EUA superam ele nesse quesito.

      Olha o Japão antes da 2 guerra e olha o Japão de hoje, compare o avanço tecnológica e cientifico que a guerra lhe proporcionou indiretamente com investimento maciço dos americano na reconstrução do país, não querendo desmerecer o mérito do povo japonês que soube aproveita isso muito bem.

      Reply

  29. filipe leite

    a gramática chora

    Reply

    • oraculum

      Olá Felipe como eu disse acima o meu português é péssimo e não adianta por máximo que eu me esforce me melhora-lo parece que é algo que não entra na minha cabeça. Não sei se o meu cérebro é mais voltado para números ou se eu que realmente tenho uma deficiência grave nessa área.

      Enfim aproveitei o seu puxão de orelha e fiz uma revisada no texto, se encontrar alguma falha ortográfica e quiser sugerir eu agradeço, no mais obrigado pela visita.

      Reply

  30. Paulo Roberto

    Entendi seu ponto de vista e procurarei complementar suas informações.
    Sem as guerras a humanidade não teria saído da Idade da Pedra, por mais paradoxal que seja.
    Entendendo o conceito de guerra como ataque, defesa, recuperação, preparação, encontraremos benefícios das guerras em várias áreas.
    – construção: para se proteger dos inimigos o ser humano investiu em fortificações, técnicas modernas de construção de habitações, construção de estradas ferrovias pra deslocamento rápido de tropas. Aeronaves e embarcações de aeronaves mais velozes. Invenção do helicóptero.
    – comunicação: para chegar mais rápida a informação, assim preparar a defesa, encontramos desde o correio a pé, até o duo de satélites, internet.
    – saúde: várias vacinas foram inventadas para proteção das tropas. Houve uma melhoria das técnicas cirúrgicas, em próteses, em fisioterapia, em medicamentos.
    – conquista espacial: teve origem nas bombas V2 disparadas contra Londres.
    – conservação de alimentos: quando um alimento produzido em Santa Catarina chega ao Amapá, toda sua cadeia de conservação e distribuição teve origem em conflitos bélicos.
    Até o conceito de democracia tem origem nas guerras gregas.

    Reply

    • oraculum

      Show muito bem colocado, principalmente sobre o conceito de democracia que hoje as pessoas tanto se vangloriam como a maior evolução da sociedade.

      Obrigado pela contribuição.

      Reply

Trackbacks & Pingbacks

  1. Porque as Guerras são boas ? « Antigo! Oraculum Blog

Leave a Reply