Guerras

Já tem um tempo que estou a cultivar essa idéia e venho tentando amadurecê-la, eu inclusive já cheguei a fazer um post no antigo blog Oraculum que foi suspenso pelo pessoal da WordPress, porém naquela época o post era só um esboço do que eu tinha em mente. Vou tentar novamente aqui transcrever minhas idéias sobre as guerras.

É comum as pessoas se sentirem reprimidas quando ouvem falar de guerra, pois logo vem a mente massacres e catástrofes inigualáveis, bem a verdade é que a guerra tem o seu lado bom, como tudo nesta vida depende da forma que analisamos os acontecimentos.

Você deve estar se perguntando que proveito a humanidade de modo geral pode tirar das guerras?

Essa resposta pode ser mais extensa do que parece, a verdade é que nós como humanidade sem as guerras nunca teríamos chegado ao nível de avanço tecnológico em que estamos. Essa é a principal vantagem, ou melhor dizendo benefício que as guerras podem proporcionar. Quer um exemplo? Muitas coisas que usamos hoje tiveram propósitos militares, e depois somente depois com os fins dos combates foram adaptados para a vida cotidiana dos cidadãos.

Um exemplo fantástico de um grande avanço proporcionado pela guerra foi a criação da Internet que teve inicialmente sua criação baseada em fins militares de defender o fluxo das informações mesmo sob conflitos, agora imagine nosso mundo sem a internet, imagine se nunca tivesse existido um conflito que forçasse a criação da internet. Bem talvez ela até fosse criada sem a ameaça eminente de uma guerra mas tenho certeza que essa criação ainda não teria acontecido.

Outro exemplo é a aviação, que foi muito aprimorada para conflitos militares, temos os automóveis que teve também grandes melhorias para se adaptar ao meio militar. Além de televisores, computadores, celulares, etc… Grande quantidade de tudo que usufruímos hoje teve suas origens em propósitos militares, ou foram aprimorados para tal.

Os benefícios não se resumem aos meios tecnológicos, muitas doenças foram curadas baseadas em experimentos militares, é sabido que o horror nazista na 2ª guerra usavam-se os judeus como experimentos para curar muitas doenças, algumas dentre essas estão Glaucoma, Hipotermia, estudos sobre anatomia, problemas mentais, relações entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão, efeitos da água salgada no corpo, transfusão de órgãos, esterilizações, entre outras doenças que tiveram suas curas alcançadas graças as guerras e pesquisas que foram avançadas através da guerra.

Ainda temos os controles populacionais propiciados pelos combates, imaginem se nunca tivéssemos guerreado em toda a história da humanidade, se tivéssemos vivido em paz uns com os outros, é certo que a população não caberia mais no planeta terra, a guerra é o melhor controle populacional que existe sem ele os humanos já teria consumido todos os recursos naturais do planeta terra dado o tamanho da população. 

Bem finalizando após mostrar através de fatos históricos os benefícios da guerra, com isso logo vêm a nossa mente a seguinte pergunta: Por que será que só na guerra isso pode acontecer? Não teria outra maneira de conseguirmos esse avanço tecnológico atual? 

Não, o fato de a guerra ser tão importante é que ela coloca a vida humana em cheque e nós infelizmente só conseguimos evoluir quando nos encontramos em perigo ou ameaçados.

Aqui nós podemos facilmente acolher um pouco da filosofia Nietzchiana de que o sofrimento é bom.

Sim Nietzsche tinha razão, a vida sem o sofrimento não tem valor é ele que nos torna melhores. Bem isso talvez seja assunto para um outro post mais gostaria de finalizar dizendo que a humanidade só evolui nas guerras.