Arte

Esses dias num dos grupos de debates que participo foi me enviado uma pergunta por um amigo, ele queria saber a minha opinião sobre a utilidade da arte.

Eu já tinha uma pré concepção da resposta, mas resolvi refletir um pouco mais para chegar a uma convicção. Primeiro eu gostaria de deixar claro o que eu considero como formas de expressão de arte.

A arte pode ser expressada de diversas maneiras, através de uma pintura, fotografia, uma musica, um livro etc. É muito comum ouvirmos o pessoal dizer que a arte é muito importante, que ela chama a atenção, mexe com nossos sentimentos e nos faz pensar e alguns acreditam que pode até mudar a história.

De todas as expressões de arte citadas a única que podemos considerar como útil seria o livro, esse sim pode mudar a opinião de uma pessoa ou mesmo os rumos da história, fora essa expressão artística as demais não servem para absolutamente nada.

Em nenhum momento um quadro na história da humanidade foi capaz de mudar a opinião de um povo ou de um indivíduo, o mesmo vale para uma escultura ou outra manifestação artística. A utilidade da arte é única e exclusivamente para entretenimento e mais nada.

O pior não é  só isso, a arte vem regredindo ao longo do tempo, em todas as esferas, um exemplo claro disso abaixo:

ARTE

Você olha os quadros de antigamente e olha esses lixos que fazem hoje e colocam o nome de arte, chega a me dar ânsias, como uma pessoa pode achar que 4 rabiscos brancos num fundo marrom pode ser arte e o pior é ter gente que paga para colocar isso na parede.

Se for para o lado das musicas, nem precisa de ir muito longe no tempo, só olhar as produções musicais de 4 ou 5 décadas atras e comparar com o que é produzido hoje.

Com isso eu chego a conclusão de que nos dias atuais nem para entretenimento a arte tem servido.