Tecnologia e Aprendizado

Estive pensando esses dias em como está o nosso processo de aprendizado nesses últimos dias. Quando foi a ultima vez que você gastou cinco minutos para pensar não só como você está aprendendo, mas como isso tudo está acontecendo?

Muitas pessoas riem quando digo que estou lendo apenas livros pelo meu Iphone ou Kindle, muitos chegam até a zombar como se eu estivesse cometendo alguma heresia. Na verdade a tecnologia não tem apenas ajudado nossa capacidade de aprender, mas também acelerou esse processo. Eu li mais de 15 livros ano passado o que não aconteceria se tivesse que levar todos esses livros na minha mochila.

É uma pena que a maioria das pessoas não percebem isso ou aproveita-se disso.

Não estou aqui querendo levantar alguma bandeira dizendo que você não deve mais entrar na sua biblioteca local ou em alguma livraria, mas é que apenas temos um espaço enorme no nossos celulares que pode ter todas essas informações e muito mais. Um exagero? Dificilmente. Eu já fui muitas vezes na biblioteca procurar livros e boa parte dessas visitas foram em vão, então eu abro o meu iPhone e consigo encontra-los facilmente na internet.

Ao invés de trolling nas revistas que mais me interessam, como Época Negócios, Superinteressante e Veja eu apenas assino os seus feeds e eu sou capaz não só de saber sobre as mesmas reportagens que tem na revista impressa (e para confessar também estou preferindo as versões digitais do que as impressas) mas seus websites são complementados com reportagem adicionais, Blogs, Podcasts e muito mais.

A internet não é novidade.

… Mas a cada dia vem conteúdo on-line que pode (e vai) fazer você mais inteligente. A maioria das pessoas nem sequer sabem sobre o iTunes U ou TED, onde você pode baixar, assistir e/ou ouvir algumas das melhores palestras das universidades mais prestigiadas do mundo… gratuitamente. Eu posso entender porque as pessoas talvez não tenham tempo para aprender pois pode ser meio complicado ir a  uma biblioteca local, mas realmente, qual é a desculpa agora?

Pensando mais inteligente.

Educação é o seu problema. Eu era péssimo na escola (desde o inicio até a faculdade – ainda não á conclui e nem vou). Ela simplesmente não era para mim. Felizmente, meu pai incutiu em mim a importância da educação desde a minha infância. Eu gostava mais de jogar vídeo game, assistir TV e ler quadrinhos dos X-Man e Homem Aranha do que ter que entregar resumo de algum livro para um professor.

Felizmente eu não deixei a minha falta de motivação na escola afetar a minha educação quando fiquei mais velho. Sim você pode fazer cursos, voltar a escola ou assistir algumas conferências, mas você também pode redefinir o seu curriculum como nunca antes. A partir de textos, imagens, áudio e vídeos (a maioria gratuito) você pode aprender sobre tudo. Curioso sobre física? Literatura moderna? Arquitetura? Inovação em marketing? está tudo aqui. Bem aqui. Apenas esperando você.

A verdade brutal.

As pessoas geralmente dizem para si mesmas que quando chegar as férias recuperaram o atraso na leitura. Aqui está a verdade: “Você não pode recuperar o atraso na leitura e você não precisa de uma licença sabática para aprender.” Em nosso hiper-conectado e competitivo mundo dos negócios, você precisa estar pensando ficar mais esperto e crítico no seu dia-a-dia. Cada dia que você não esta lendo ou aprendendo algo é um desperdício e você não pode “apanhar” esse tempo tempo perdido nas férias. Se você é daqueles que dedica parte do seu tempo diário para cuidar do seu corpo, como ir a academia ou se exercitar em algum esporte é melhor você também dar um tempo para o seu cérebro também. Graças à internet, celulares e smartphones, nunca foi tão fácil.

Quer uma dica? Não ligue mais a sua televisão. Serio! Eu acredito que até a data deste arquivo deve ter uns 9 meses que não sento a frente da TV para assistir alguma programação, e não sinto nenhuma falta disso, infelizmente e principalmente aqui no Brasil o conteúdo da nossa televisão está muito ruim, são apenas um apanhado de BBB, novelas e jornais especulativos. A TV que temos hoje não gera nada para humanidade além de besteiras e coisas inúteis, antigamente não tínhamos tanto acesso a conteúdos de qualidade que temos hoje e acontece que a TV não evoluiu ou aprimorou sua programação para trazer algo mais interessante para o público algo mais dinâmico ela continua ainda no modelo de programação de seculo passado, transmitindo as mesmas merdas porém agora com outros nomes.

 

Nós não queremos mais apenas consumir como era antes mas também produzir e compartilhar.

Educação

Educação

O que devo fazer ?

Essa deve ser a sua dúvida agora, pois bem ao invés de ir a TV sente no seu computador e vá navegar na internet, quando digo navegar não é para ir ao facebook ou ficar no twitter acompanhando esse monte de merda que os artistas falam lá, mas sim pesquise em blogs ou sites que tragam temas de seu interesse ou baixe um e-book copiei para o seu celular e comece a ler.

Nunca teve na história da humanidade uma geração que tivesse tanta oportunidade de conseguir o conhecimento como essa nossa geração está tendo então não deixe isso fugir… não desperdice essa oportunidade…

E você o que acha desse novo conceito de aprendizado que está surgindo? Será que nós (como nação) vamos conseguir nos adaptar a ele???