Como usar seu Twitter nos seus negócios

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Não há dúvida que as redes sociais, são o tema do momento nos tempos actuais. Independente do tamanho da sua empresa, sendo você uma grande ou um freelancer você vai ver inúmeros cursos e serviços ofertados sobre como utilizar o Twitter, Orkut ou Facebook como parte de sua estratégia de marketing. Artigos sobre as redes sociais apontando-as como a galinha dos ovos de ouro, que lhe dará acesso rápido e fácil a uma avalanche de novos clientes.

Infelizmente muitos de nós profissionais freelancers temos aprendido sobre as “redes sociais de negócios” sem ter o tempo para encontrar as fronteiras entre o “social” e os “negócios”. Este é causado em parte do fato de sermos pessoas, tendenciosas a adotarmos “novas tecnologias” e ferramentas.

É triste dizer contudo, que pessoas deste tipo frequentemente significa “alguém que adota ou aplica um novo método sem pensar muito”. Explore algumas empresas que tem essas politicas de marketing nas redes sociais e observe que muitos deles estão a fazer mais mal do que bem.

Muitos profissionais tem errado na forma de tratar as redes sociais como negócio faça uma busca e você ficará surpresos no que eles tem postado em seu Twitter. Foi impressionante ver a diferença entre os posts realmente realmente profissionais e as misturas de opiniões pessoais, actividade e funcionamento de suas vidas quotidianas.

Muitas pessoas estão usando o Twitter, Facebook ou serviços similares como uma espécie de diário público, partilhando todos os aspectos de suas vidas, comercial ou pessoal. Se você estiver fazendo isso, pode ficar feliz que não está sozinho…

… Mas essa companhia não necessariamente é uma boa companhia, a partir de uma perspectiva comercial.

Na minha busca no Twitter eu reparei que muitos freelancers estão fazendo “tweets” sobre os projectos que estão trabalhando, codificações, concepções e assim por diante.

Isso é muito bom. A má noticia é que em torno desses mesmos sites encontrei observações como estas:

“Beber um café”
“Almoçar com Joe”
“Reabastecendo o carro”
“Michel Jackson morreu”
“Apenas mais 2 horas de trabalho”

Quando um cliente olhar para o seu site ele verá que você está contando as horas para parar de trabalhar ? O seu cliente está procurando alguém apaixonado por web designer/programação ou outro serviço e encontra um post em seu tweeter em que você está preocupado com a hora que irá parar de trabalhar.

Em particular o Twitter faz-lhe uma pergunta: “O que você está fazendo agora?” Como um amigo eu quero saber a resposta a essa questão. Como alguém que possa contratar você essa questão não vai me interessar.

A pergunta que chava que um cliente poder querer fazer é: “O que você pode fazer para mim agora?”

Separe sua vida pessoal, da profissional

Se você gosta de Twitter ou Facebook ou qualquer outra coisa eu certamente não estou sugerindo que você encerre-o. Estou recomendando qeu você pense seriamente em que tipo de informação você está exibindo a quem procura por você, incluindo seus potenciais clientes.

Aqui vai algumas dicas para você ter certeza de que não vai lhe dar um tiro no pé com sua brilhante estrategia de maketing na rede social:

– Estabelecer contas separadas para sua vida profissional e pessoal. Em sua página pessoal certifique-se que exista um link para os potenciais clientes possam ir a sua conta profissional.

– Seja escrupulosamente centrado em questões comerciais na sua conta profissional. É muito fácil deixar as coisas se misturarem se você não tiver atento.

– Mesmo em sua conta pessoal, pense que você está exibindo informações publicamente que seus clientes poderiam encontrar, visualizar e usar para decidir se você poderia executar o melhor serviço. Faça decisões cuidadosas sobre o que você quer expressar, por exemplo sobre politicas ou temas controversos.

Serviços de redes sociais como o Facebook ou Twitter podem ser usados, com cuidado e deliberação, a fim de construri o seu negócio. Mas trar palavra “social” com muita preocaução.

Se você estiver procurando por novos amigos, crie a sua conta e contate-os.

Se você estiver procurando por novos negócios, pense cuidadosamente no o que está fazendo.

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