A melhor divulgação que existe para um freelancer é a divulgação boca a boca. Nada melhor que seus clientes em potencial ouvirem elogios de seus serviços de quem eles confiem. E tudo isso não custa nada – além da entrega de um serviço bem feito que mantará seus clientes felizes e eles estarão sempre aptos a fazer novos negócios.
Isso tudo é surpreendentemente eficaz, para um freelancer que executa seus serviços com perfeição ele sempre terá clientes a espera para adquirir novos serviços ou renovar contratos, ele não precisará de fazer publicidade para isso, seus clientes serão os seus meios de comunicação.
Mas a publicidade boca a boca atinge um conjunto muito limitado de pessoas. Ela só atinge os amigos dos seus clientes quando os primeiros tornarem suas necessidades de conhecimento dos segundos. Aí é onde entra os Depoimentos que é o fator que fará sua publicidade boca a boca tornar-se mais acessível ao publico em geral.
Porque Testemunhar seus trabalhos.
Não há dúvida da importância que Depoimentos – quando feitos de forma correta – podem trazer:
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Os clientes de acordo com a Jupiter Research tem os depoimentos como a segundo recurso mais importante em um website.
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Intelliseeks “2005 Consumer – Generated Media CGM” em uma pesquisa constatou que os consumidores confiam 50% mais em outros consumidores ( incluindo aqueles que não são seus conhecidos pessoalmente) do que em qualquer outro tipo de suporte publicitário.
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Forresters 2008 fez um estudo onde indica que mais de 70% dos compradores buscam ativamente comentários e depoimentos de outros clientes que já compraram quando estão planejando suas compras.
Depoimentos de outros clientes podem nutrir confiança, os seus potenciais clientes sabem que você só vai dizer coisas positivas sobre seus produtos e serviços. Eles querem ser convencidos pela opinião de alguém que tenha realmente utilizados eles. Os potenciais clientes não tem motivos para confiar em você. Mas eles confiam em outros consumidores. Está é a “prova social” do seu trabalho.
Depoimentos de outros clientes também ajudam os potencias clientes a superarem o medo. Seus clientes potenciais tiveram experiencias negativas no passado e estão temerosos de ficar insatisfeitos novamente. Depoimentos eficazes acabam com esses receios e tranqüilizam os seus potencias clientes mostrando a eles que você é diferente.
O que torna um Depoimento atraente.
Um bom depoimento é atraente.
A divulgação boca a boca funciona, pois é proveniente de uma parte desinteressada no negócio. Mas as pessoas ouvem depoimentos diretamente de você e em seguida, fazem um juízo se eles se encaixam como verdadeiros ou falsos.
Depoimentos devem ser reais, se possível incluir o nome completo, local e uma fotografia da pessoa que está fazendo o depoimento. Inclua sua empresa ou organização se for relevante. Nunca faça você mesmo um depoimento. É melhor não ter um, do que um grande número de falsos depoimentos.
Um bom Depoimento é especifico.
A divulgação boca a boca funciona porque o potencial cliente pode continuar fazendo perguntas sobre o que deseja ouvir até que suas duvidas estejam satisfeitas. Um bom depoimento deve conter as respostas às perguntas que os leitores estão pedindo. Eles devem incluir detalhes especificos.
Depoimentos como “Estou muito satisfeito com o serviço que recebi”, “Definitivamente vou usá-los novamente na próxima vez”, e “Bom trabalho!”. Soam reconfortantes, mas não oferecem valore em responder as perguntas do povo. Certifique-se de que detalhes específicos estão incluídos, como “O novo site de vendas aumento 120% meu faturamento no primeiro mês”, “Eu fui tratado cortesmente, e tudo foi explicado com antecedência”, ou “o que eu precisava urgentemente de um novo sistema e eles não me deixaram na mão”.
Geralmente os potenciais clientes se perguntam o seguinte: “Você pode fazer o que eu preciso?”, “Você é confiável?”, “O que você tem de diferente da concorrência?”, use seus depoimentos para responder essas perguntas. E lembre-se que os depoimentos com detalhes específicos são muito mais atraentes.
Um bom depoimento deve retirar as dúvidas.
Um bom depoimento deve abordar as dúvidas, preocupações de seus potenciais clientes possam vir a enfrentar na decisão de seu produto ou serviço. Seus clientes atuais podem ter experimentado estes mesmos obstáculos, mas obviamente superaram-nos. O seu depoimento pode retirar as preocupações de outras pessoas. Depoimentos de clientes que podem ter sido céticos para comecar pode ser muito eficaz nestes casos.
Como conseguir os Depoimentos
Apanha-los com seus clientes de forma espontânea.
Depoimentos vêm naturalmente, em elogios, observações fugazes, conversas rápidas e cartas de agradecimento. Mantenha seus ouvidos e olhos abertos para poder captura-los na hora certa. Anote-os em um rascunho logo que possível.
Construa algumas ferramentas.
Adicionar um livro de visitas no seu site, criar formulários ou feedback com perguntas seja em seu site ou em papel que você possa oferecer aos seus clientes no final do trabalho. Manter as linhas de comunicações abertas no final do trabalho e dar às pessoas uma ampla oportunidade de comentar sobre seus produtos e serviços.
Pergunte a eles.
Seja direto com seu cliente e pergunte a eles se podem lhe fazer um depoimento, melhor muitas pessoas respondem melhor se você oferecer um feedback do seu trabalho ao invés de um depoimento. Pedir feedback soa como se você desejasse comentários honestos e não açucarados louvores.
Você pode solicitar feedbacks através de e-mails, seja um a um ou uma mala direta de seus clientes, incluindo no e-mail uma lista especifica de questões para seus clientes comentar, incluindo preços, qualidade e satisfação geral.
Faça perguntas genéricas.
Quando um cliente está a retornar-lhes um feedback e parece ter mais a dizer, você abre espaço para ele fazendo perguntas genéricas. Peça-lhes para expandir mais sobre o que eles dizem. Solicite um exemplo do que estão falando. Ou deixe espaço para eles comentarem outras questões na quel você não abordou. Deixe um espaço para eles dizerem como os serviços podem ser melhorados. Além de você recolher um bom depoimento nestes casos você estará promovendo um melhor relacionamento com o seu cliente.
Seja estratégico
Um bom depoimento tem de ser credível, específicos e que responda as dúvidas. Você não vai encontrar depoimentos feitos sob medida. A estrutura de como você recebe esses depoimentos do seu cliente é critica.
Onde usar os Depoimentos
Em tudo! Ao invés de usar apenas as suas próprias palavras para descrever o que faz e porque isso é importante, utilize a de seus clientes, tanto quanto possivel.
Aqui estão alguns locais sugeridos para utilizar depoimentos:
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no seu site
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em seu currículo
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em seu portefólio
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em seus anúncios impressos, cartas de vendas, publicidade endereçada
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no twitter
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no seu blog
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nos comentários de outros blogs – por breves instantes e apenas quando relevantes
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no facebook
Não amontoar todos os seus depoimentos em conjunto em uma única pagina de depoimentos. Espalha-os pelo seu site. Incluir breves depoimentos para cada produto ou serviço que você descreveu. Convencer seus potencias clientes do valor de cada serviço que você oferece por depoimentos de como outras pessoas foram beneficiadas com eles.
Moldar um breve “depoimento feedback”, mas poderoso em declaracões. Limite o seu comprimento de um ou dois breve frases. Mas não edite-os pois ele vai ficar mais credível em sua escrita original, mesmo se este tiver gramatica e língua Quirks possa demostrar ao leito que são verdadeiros.
Os depoimentos são uma poderosa ferramente de marketing pessoal. Depende de como usá-los.
Até o próximo artigo.
By Freelanceswitch